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EQUIPES ESPECIALIZADAS DE APOIO À APRENDIZAGEM - DF





Conheça a atuação do psicólogo escolar na rede publica de educação do DF, no contexto da escola em atuação conjunta com profissionais pedagogos num trabalho de apoio educacional e inclusão escolar . Esse é também espaço do nosso fazer profissional, de ser, de saber. De oportunizar e conhecer o trabalho realizados por profissionais das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem. Temos o intento, de favorecer as trocas e experiências, não só do trabalho realizado, mas, da interação humana, de discussão sobre possibilidades de trabalho em equipe e inovação na proposta da atuação conjunta dos serviços de apoio educacional na escola. Participe!




A entrada da criança na escola traz sempre alguns embaraços para aqueles que participam desse processo, ou seja, os pais, as crianças e seus professores. Entender este momento como um processo que envolve uma rede de relações já implica diferentemente a escola, seus professores e os pais da criança, fazendo-se necessário que se definam suas funções nessa passagem.

Parece não ser possível a observação de procedimentos comuns nas escolas para encaminharem as crianças recém-chegadas, pois cada uma delas elabora sua maneira de recebê-las.

Toda a variação que pode ser observada advém de uma posição da escola em sua proposta pedagógica, pois é a partir da visão que a escola possui da criança que ela pode optar por fazer, ou não, um período específico para a adaptação, bem como elaborar a maneira através da qual tal processo vai se dar.

Entendemos portanto esse processo regido pela seguinte lógica: "os pais, a criança e a escola", sendo que aos pais cabe introduzir e dar sustentação para o filho nesse momento, à criança cabe um tempo para compreender o que está em jogo nessa passagem, até poder estabelecer novos laços e à escola cabe acolher a criança mediante uma proposta pedagógica, materiais e recursos humanos bem preparados, assim como orientar os pais em suas necessidades de esclarecimentos.



PRIMEIROS DIAS DA CRIANÇA NA ESCOLA

A entrada da criança na escola na escola constitui um marco na sua vida. Para muitas delas, representa uma linha divisória, a saída do aconchego familiar para a conquista de um mundo novo, por vezes, ameaçador.
Esse início da vida escolar requer uma preparação mais cuidadosa e pode variar de uma criança a outra. Normalmente é marcado como um período turbulento, caracterizado, sobretudo, pelo choro e por fortes emoções, às vezes contraditórias, gerando tensão e desconforto nas pessoas envolvidas (pais, professores e a própria criança).

Desejando minimizar esse momento da vida das crianças e suas famílias, fazendo o mais propício a um crescimento saudável e confiante é que propomos esse momento reflexivo.

Consideramos que a parceria família escola indispensável, e, por meio do cuidado as crianças é que destacamos a nossa tradição em pré-escolares e esses como fator de confiança e ligação entre família escola.

Este processo não é simples e nem rápido, o tempo vai variar de acordo com a relação da família com a criança e a preparação feita em casa.

Esta é a primeira separação que vivencia a criança depois do seio da mãe.

As crianças reagem diferentemente. "É um engano pensar que quando a criança pequena que 'não se importa' quando seus pais a deixam na escola. Ou quando ela os deixa, tenha elaborado bem a separação. A criança que realmente a elabora bem, permite a si mesma que sinta falta da pessoa querida que está ausente, que se sinta triste, sozinha e talvez até zangada e se permite expressar seus sentimentos de maneira apropriada".
Nesse sentido, é preciso que o professor, ainda mais que os pais, esteja seguro para conduzir esse processo diferente em cada criança e paciente para esperar o tempo de cada um. E, acima de tudo, saber intervir no momento certo.

É um momento de responsabilidades partilhadas entre escola e família, considerando que essa criança em processo de adaptação tem uma história de vida, passou por inúmeras experiências e que faz parte de um determinado grupo social.

Já os pais, em sua maioria, sentem-se ansiosos e divididos entre a perspectiva de ver seus filhos conquistando novos espaços e ao mesmo tempo ter que deixá-los com pessoas desconhecidas. Não raras vezes sentem-se ameaçados de perder o amor de seus filhos ou ter que dividi-los com outros.
Não é diferente para os professores. É uma fase de expectativa e excitação com a perspectiva de encontrar um novo grupo de crianças e ou o constrangimento de contar com a presença dos pais dentro da sala de aula.

Esse momento é permeado/marcado por diversos sentimentos:
Medo
Insegurança
Angústia
Desespero e conseqüentemente o CHORO. Quer seja da criança quer seja da mãe.

CUIDADOS ESPECIAIS (pais):
1 - O comportamento dos pais influencia muito a reação da criança aos primeiros dias de aula. Os pais devem transmitir a segurança de que aquilo é o melhor para seu (ua) filho (a).
2 – É importante transmitir uma idéia positiva acerca da escola, conversar com a criança sobre o que significa a escola, que ela vai passar parte do dia e onde poderá brincar e aprender muitas coisas interessantes com alguns adultos e outras crianças. Importante também mencionar à criança acerca do tempo que ela permanecerá na escola tomando por base suas vivências, como: ‘você vai para a escola depois que acordar e vem almoçar em casa’. Ou ‘depois do almoço você vai para escola’.
3 – Horários: Matutino: 07:30 às 12:05
Vespertino: 13:30 às 18:05
Esse será o horário normal após essas duas semanas de adaptação.
Entrada:
Saída:
Criança em idade pré-escolar tem sensação de abandono, portanto, sejam pontuais com seus filhos estabeleçam rotina escolar e se façam conhecer; importante informar quem virá buscar.

4 – O papel da PROFESSORA é diferente do papel da mãe e pai. Na escola, os cuidados individuais com a criança, muitas vezes, não serão atendidos de imediato, uma vez que o trabalho é desenvolvido no coletivo e a criança irá perceber esse aspecto, aprendendo a esperar e a fazer algumas coisas sozinha. É nesse ambiente que ela construirá sua autonomia, enfrentando situações conflitivas.
5 - Deixar que a criança traga de casa o objeto que ela ainda não consegue se separar por muito tempo, como chupeta, paninho ou outro objeto transacional que tenha e sirva-lhe de referência. Evitar brinquedos que possam causar disputa no grupo.
6 - A despedida é um aspecto de grande relevância dada a grande importância dela e das idéias muitas vezes confusas que têm sido divulgadas em torno desse processo. A despedida deve ser enfrentada sem mentiras, evitando saídas às escondidas e procurando ser firme, não prolongando esse momento além do necessário, mesmo que tenham que ouvir o choro e sair de coração "apertado";
7 - Evitar fazer comentários desagradáveis na frente da criança;
8 – Materiais escolares e um lanchinho especial são estímulos à criança.
Enfim, o papel dos pais é, antes de tudo, transmitir segurança e apoio com paciência nesse momento, procurando reagir o mais calmo e seguro possível diante dos comportamentos que inevitavelmente podem surgir, como choro, vômito, mordidas, dentre outros.
A Pré-escola ou educação infantil (04 a 5 anos) é um período que antecede ao letramento, por isso a necessidade da brincadeira, lúdico para o aprendizado, é vista cada vez mais como uma das fases essenciais da aprendizagem.
Visamos promover intercâmbio de experiências e atender às expectativas da nossa comunidade escolar estamos aqui para partilhar e compartilhar esse momento todo especial da vida dos filhos de vocês.

Autora: Vanuza Sales

Referências Bibliográficas:

BARRIOS, ALIA. DA CASA PARA A ESCOLA : UMA TRANSIÇÃO IMPORTANTE PARA A CRIANÇA E SUA FAMÍLIA. CRIANÇA : REVISTA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Brasília: n. 37, p. 27-30, nov.2002.

CARVALHO, ROBERTA PIMENTA VIEIRA DE ; BENEDET, MARINA CORBETTA. O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS À PRÉ-ESCOLA, NA PERCEPÇÃO DA PROFESSORA E DAS MÃES. ALCANCE, Itajaí: v. 8, n. 7, p. 79-88, dez.2001.

SARTORI, CRISTINA HELENA GUIMARÃES A ENTRADA DA CRIANÇA NA ESCOLA E PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

SILVA, VANUZA CÉLIA SALES - A transição social da criança através do acesso a escola Brasília - UCB 2006